COMUNIDADE DA ASCENSÃO

Rua Bento Gonçalves, 2394
Centro, 93.510-000,
Novo Hamburgo/RS
Telefone: 3582-4399 / 9166-6623
Plantão Pastoral: 9218-6696
E-Mail: ascensao@ascensao.org.br

Menu
setembro 2014
S T Q Q S S D
« fev    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
 
  • 43272Total de visitas:
  • 40(média) de visitas por dia:
500º Aniversário
figuras_611
Faltam 3 anos, 40 dias
para os 500 anos da Reforma.
Tema do Ano 2013
Restauração Frontal
Rádio Online
Ouça a Rádio União FM de Novo Hamburgo/RS
Ouça com o Windows Media player
Ouça com o Winamp
Ouça a Radio União enquanto navega
Tema da IECLB 2013
Culto Infantil
Durante os culto de domingo há Culto Infantil, das 09h30 às 10h30. Nossa equipe está preparada à espera de seus filhos/as ou netos/as. Traga-os para que façam parte deste Projeto Comunitário. Aqui, eles serão imersos em valores cristãos, diretamente retirados das Sagradas Escrituras, através de histórias bíblicas narradas, dinâmicas de grupo, momento da arte, orações e canções evangélicas. Se você gosta de crianças, venha ser uma coordenadora. Nosso grupo conta com oito pessoas e ficaremos felizes de ter você conosco.
Arquivo Mensal dos Eventos Comunitários

Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso

 

Dirijo-me às pessoas de boa vontade, que acreditam na caminhada ecumênica da Igreja. A frase a cima é o tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. O lançamento acontecerá no dia 13 de março, no primeiro Domingo na Quaresma.

“O estudo do Tema do Ano é um momento privilegiado para a reflexão comunitária e o fortalecimento da unidade da IECLB. Através dele, comunidades, Paróquias e Sínodos têm a bela oportunidade de estudar um assunto candente e de fortalecer uma caminhada conjunta.” Assim descreve o P. Dr. Nestor P. Fridrich, Pastor Presidente o objetivo do tema. Creio que é também um espaço especial para uma caminhada conjunta com irmãos e irmãs de carisma ecumênico.

Em 2011, o Tema do Ano, escolhido pela IECLB Paz na Criação de Deus e Compromisso, acompanhado do Lema Glória a Deus e paz na Terra (Lucas 2.14). Trata-se de um assunto da mais alta relevância para a igreja. Nosso compromisso com o que Deus em amor nos confia. Deus confia a sua maravilhosa criação em nossas mãos, sob nosso cuidado. Esse desafio não pode ser assumido apenas pela IECLB. Esse também é o tema central da Convocação Ecumênica Internacional para a Paz, que acontecerá em Kingston, Jamaica, de 17 a 25 de maio de 2011, evento promovido pelo Conselho Mundial de Igrejas – CMI. Assim, quando a IECLB optou por este tema, ela também aderiu a uma caminha ecumênica com outras igrejas parceiras.

Nossa caminhada ecumênica nos leva a repensar o conceito de paz solidária, justa e igualitária entre os seres humanos e destes com toda criação de Deus. A reflexão passa necessariamente pelo credo da criação de Gênesis, onde destaco Gn.1.31: E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. A noite passou e veio a manhã. Gn.2.5- 7,15: não havia brotado nem capim nem plantas, pois o SENHOR ainda não tinha mandado chuvas, e não havia ninguém para cultivar a terra. Mas da terra saía uma corrente de água que regava o chão. Então, do pó da terra, o SENHOR formou o ser humano. O SENHOR soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo. (15) Então o SENHOR Deus pôs o ser humano no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações.

Conforme esta confissão de fé dos antigos, que nos antecederam na relação com Deus, o SENHOR da criação, Deus nos coloca no meio de toda criação. Através do seu sopro divino nos anima com vida e inteligência. É o Espírito de Deus (ruach, substantivo feminino no original hebraico) que transmite este sentido de intimidade entre Deus e a criação. Deus está vivo e ativo enquanto Espírito, dando vida a tudo que existe. O “sopro”, o “hálito” de Deus expressa a bondade criadora e preservadora da vida. Deus com seu Espírito em Nós, não nos coloca acima nem abaixo de Sua obra maravilhosa. O Criador coloca-nos como seus colaboradores, cuidadores, co-criadores e participantes de seu projeto de amor.

Assim, vamos nos unir no anúncio e na prática do ensaio pela Paz na Criação de Deus e anunciar com os anjos Glória a Deus e Paz na Terra.

Inácio Lemke
Pastor Sinodal do Sínodo Norte-Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville – SC