História da OASE
O trabalho desenvolvido pela Comunidade da Ascensão com as mulheres, através da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), tem vínculos maiores, em níveis regionais e nacional. No ano de 1999 o trabalho da OASE desenvolvido na IECLB está celebrando seu centenário. Mulheres de todo o Brasil vão se reunir de 13 a 15 de agosto deste ano na cidade de Rio Claro (SP), onde foi fundado o primeiro grupo. No ano do centenário da comunidade, um de seus grupos mais ativos e significativos, a OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas), comemorou seus 75 anos de existência, em 1985. Tendo suas origens na “Sociedade de Senhoras e de Senhoritas, de Hamburgo Velho e de Novo Hamburgo”, fundada em março de 1910, a OASE sempre marcou sua presença na vida comunitária por sua dedicação e serviço (Ordem Auxiliadora). Como data de início da existência da OASE da Ascensão, toma-se 23 de março de 1923, com 39 associadas. Já no ano de 1926, a OASE contava com 120 associadas.
No ano do Centenário da Comunidade da Ascensção, (1998) a OASE pode recordar muitas “ações evangélicas” que envolveram o trabalho das senhoras: ajuda de pós-guerra a escolas, campanha dos sinos, campanha do órgão, construção da Escola Osvaldo Cruz e da nova igreja. No relatório da comunidade de 1927, lemos que “A OASE conta com 132 associadas. Suas reuniões se realizam a cada duas semanas e seus ensaios de canto coral, semanalmente. Suas contribuições para a Caixa da Comunidade são consideráveis. A OASE, possui, atualmente, a quantia de 10 contos de réis, em caixa.”
Nosso Lema é Servir
Com certeza, SERVIR é a palavra básica para se definir o trabalho das mulheres na vida da igreja. Foi na disposição de servir que a OASE esteve presente em muitos momentos marcantes da história de nossa comunidade. Foi ela que motivou a formação da Assistência Social (AEVAS), num apoio direto ao trabalho da Irmã Hildegard Hertel. Foi ela que esteve presente na instalação do trabalho social na Roselândia. Foi ela que deu os primeiros passos na criação do Centro Cristão Feminino (CECRIFE) e da Creche da Roselândia (Escolinha Favo de Mel), mantendo estes trabalhos com ofertas e pessoal voluntário.
Usando seus Dons
“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu”
1 Pedro 4.10.
Este versículo tem sido o lema para o trabalho da OASE. Ele tem sido praticado de muitas maneiras pelas senhoras da OASE. O bazar da OASE e o grupo de Trabalhos Manuais, são bons exemplos disso. O panô comemorativo ao centenário da comunidade é apenas uma destas belas obras. Para quem participa dos cultos na Comunidade da Ascensão, salta aos olhos a beleza dos trabalhos feitos e que estão presentes na bela estrutura arquetônica da igreja. O panô dos 75 anos da OASE é outro exemplo. Cada tema da IECLB que surge e cada lema que é alardeado, logo motiva o grupo a mostrar serviço.
OASE Ascensão celebrou 80 Anos
“Foram uns poucos imigrantes
Vindos lá do fim do mar,
Desbravaram esta terra,
Trabalhando sem parar.”
Estes versos de Délcio Tavares, tirados do Hino de Novo Hamburgo, ajudam a descrever um pouco da história dos 80 Anos da OASE Ascensão, de Novo Hamburgo, comemorados no dia 23 de março de 2003, com um culto especial.
“Neste Vale tão Bonito
Entre a serra e o mar
Onde fica Novo Hamburgo
Minha Cidade meu lar.”
“Através da história de nosso grupo,
ficou registrado que já nos antecederam muitas mulheres
que merecem nossa eterna gratidão“
Mariane Korndörfer
Desde a sua fundação, em 23 de março de 1923, anterior à emancipação do Municipio, as mulheres, apesar das dificuldades da época, foram encorajadas a servir a Deus com seus dons, bens e ações. Cada uma em sua época ajudou a construir a história da comunidade e da própria cidade. O trabalho de Assistência Social da Comunidade (AEVAS), o grupo de Terceira Idade e o trabalho de deficientes físicos são alguns exemplos. Um dos mais destacados é o Centro Cristão Feminino (Cecrife), que abriga mães sozinhas. Do grupo criado há 80 anos, outros foram formados a partir do crescimento da população evangélica em Novo Hamburgo e do desmembramento da Paróquia Ascensão, fazendo surgir outras comunidades.
“Muitos trabalhos importantes vieram a existir
a partir de nosso grupo de OASE“,
afirma Marianne.
“Venham todos, venhas ver
Como é lindo meu lugar
Praças verdesde floridas
E um céu azul, igual não há.”
Em 2002, o grupo encarou um novo desafio: ajudar na construção da Casa 2000, prédio que abrigará o salão de atividades da OASE, ao lado da Igreja da Ascensão. O investimento das senhoras é fiel à tradição que coloca a OASE como o setor de trabalho da IECLB que mais investe nos projetos das comunidades.
“Nestes oitenta anos de existência,
a OASE Ascensão continua exalando o bom perfume através do seu trabalho,
marcado por vitórias e inúmeras experiências.
São as mulheres da OASE costurando e bordando a história da IECLB,
tendo o olhar fixo no alvo: Jesus Cristo, como Rei e Senhor desta História.”
Mariane K.
O trabalho desenvolvido pela Comunidade da Ascensão com as mulheres, através da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), tem vínculos maiores, em níveis regional e nacional. No ano de 1999, o trabalho da OASE desenvolvido na IECLB celebrou seu centenário. Mulheres de todo o Brasil se reuniram de 13 a 15 de agosto, na cidade de Rio Claro (SP), onde foi fundado o primeiro grupo, em 1899.
Desafios atuais