COMUNIDADE DA ASCENSÃO

Rua Bento Gonçalves, 2394
Centro, 93.510-000,
Novo Hamburgo/RS
Telefone: 3582-4399 / 9166-6623
Plantão Pastoral: 9218-6696
E-Mail: ascensao@ascensao.org.br

Menu
julho 2017
S T Q Q S S D
« fev    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
 
  • 78713Total de visitas:
  • 72(média) de visitas por dia:
500º Aniversário
figuras_611
Faltam 0 anos, 102 dias
para os 500 anos da Reforma.
Tema do Ano 2013
Restauração Frontal
Rádio Online
Ouça a Rádio União FM de Novo Hamburgo/RS
Ouça com o Windows Media player
Ouça com o Winamp
Ouça a Radio União enquanto navega
Tema da IECLB 2013
Culto Infantil
Durante os culto de domingo há Culto Infantil, das 09h30 às 10h30. Nossa equipe está preparada à espera de seus filhos/as ou netos/as. Traga-os para que façam parte deste Projeto Comunitário. Aqui, eles serão imersos em valores cristãos, diretamente retirados das Sagradas Escrituras, através de histórias bíblicas narradas, dinâmicas de grupo, momento da arte, orações e canções evangélicas. Se você gosta de crianças, venha ser uma coordenadora. Nosso grupo conta com oito pessoas e ficaremos felizes de ter você conosco.
Arquivo Mensal dos Eventos Comunitários

História da OASE

 

 O trabalho desenvolvido pela Comunidade da Ascensão com as mulheres, através da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), tem vínculos maiores, em níveis regionais e nacional. No ano de 1999 o trabalho da OASE desenvolvido na IECLB está celebrando seu centenário. Mulheres de todo o Brasil vão se reunir de 13 a 15 de agosto deste ano na cidade de Rio Claro (SP), onde foi fundado o primeiro grupo. No ano do centenário da comunidade, um de seus grupos mais ativos e significativos, a OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas), comemorou seus 75 anos de existência, em 1985. Tendo suas origens na “Sociedade de Senhoras e de Senhoritas, de Hamburgo Velho e de Novo Hamburgo”, fundada em março de 1910, a OASE sempre marcou sua presença na vida comunitária por sua dedicação e serviço (Ordem Auxiliadora). Como data de início da existência da OASE da Ascensão, toma-se 23 de março de 1923, com 39 associadas. Já no ano de 1926, a OASE contava com 120 associadas.

 

No ano do Centenário da Comunidade da Ascensção, (1998) a OASE pode recordar muitas “ações evangélicas” que envolveram o trabalho das senhoras: ajuda de pós-guerra a escolas, campanha dos sinos, campanha do órgão, construção da Escola Osvaldo Cruz e da nova igreja. No relatório da comunidade de 1927, lemos que “A OASE conta com 132 associadas. Suas reuniões se realizam a cada duas semanas e seus ensaios de canto coral, semanalmente. Suas contribuições para a Caixa da Comunidade são consideráveis. A OASE, possui, atualmente, a quantia de 10 contos de réis, em caixa.”

 

Reunião da OASE em 1932. No centro o P. Dietschi
 

Nosso Lema é Servir

 

Com certeza, SERVIR é a palavra básica para se definir o trabalho das mulheres na vida da igreja. Foi na disposição de servir que a OASE esteve presente em muitos momentos marcantes da história de nossa comunidade. Foi ela que motivou a formação da Assistência Social (AEVAS), num apoio direto ao trabalho da Irmã Hildegard Hertel. Foi ela que esteve presente na instalação do trabalho social na Roselândia. Foi ela que deu os primeiros passos na criação do Centro Cristão Feminino (CECRIFE) e da Creche da Roselândia (Escolinha Favo de Mel), mantendo estes trabalhos com ofertas e pessoal voluntário.

 

Usando seus Dons

“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu”

1 Pedro 4.10.

 

Este versículo tem sido o lema para o trabalho da OASE. Ele tem sido praticado de muitas maneiras pelas senhoras da OASE. O bazar da OASE e o grupo de Trabalhos Manuais, são bons exemplos disso. O panô comemorativo ao centenário da comunidade é apenas uma destas belas obras. Para quem participa dos cultos na Comunidade da Ascensão, salta aos olhos a beleza dos trabalhos feitos e que estão presentes na bela estrutura arquetônica da igreja. O panô dos 75 anos da OASE é outro exemplo. Cada tema da IECLB que surge e cada lema que é alardeado, logo motiva o grupo a mostrar serviço.

 

OASE Ascensão celebrou 80 Anos

“Foram uns poucos imigrantes

Vindos lá do fim do mar,

Desbravaram esta terra,

Trabalhando sem parar.”

 

Estes versos de Délcio Tavares, tirados do Hino de Novo Hamburgo, ajudam a descrever um pouco da história dos 80 Anos da OASE Ascensão, de Novo Hamburgo, comemorados no dia 23 de março de 2003, com um culto especial.

 

“Neste Vale tão Bonito

Entre a serra e o mar

Onde fica Novo Hamburgo

Minha Cidade meu lar.”

 

Através da história de nosso grupo,

ficou registrado que já nos antecederam muitas mulheres

que merecem nossa eterna gratidão

Mariane Korndörfer

 

Desde a sua fundação, em 23 de março de 1923, anterior à emancipação do Municipio, as mulheres, apesar das dificuldades da época, foram encorajadas a servir a Deus com seus dons, bens e ações. Cada uma em sua época ajudou a construir a história da comunidade e da própria cidade. O trabalho de Assistência Social da Comunidade (AEVAS), o grupo de Terceira Idade e o trabalho de deficientes físicos são alguns exemplos. Um dos mais destacados é o Centro Cristão Feminino (Cecrife), que abriga mães sozinhas. Do grupo criado há 80 anos, outros foram formados a partir do crescimento da população evangélica em Novo Hamburgo e do desmembramento da Paróquia Ascensão, fazendo surgir outras comunidades.

 

Muitos trabalhos importantes vieram a existir

a partir de nosso grupo de OASE“,

afirma Marianne.

 

“Venham todos, venhas ver

Como é lindo meu lugar

Praças verdesde floridas

E um céu azul, igual não há.”

 

Em 2002, o grupo encarou um novo desafio: ajudar  na construção da Casa 2000, prédio que abrigará o salão de atividades da OASE, ao lado da Igreja da Ascensão. O investimento das senhoras é fiel à tradição que coloca a OASE como o setor de trabalho da IECLB que mais investe nos projetos das comunidades.

 

Nestes oitenta anos de existência,

a OASE Ascensão continua exalando o bom perfume através do seu trabalho,

marcado por vitórias e inúmeras experiências.

São as mulheres da OASE costurando e bordando a história da IECLB,

tendo o olhar fixo no alvo: Jesus Cristo, como Rei e Senhor desta História.”

Mariane K.

 

O trabalho desenvolvido pela Comunidade da Ascensão com as mulheres, através da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), tem vínculos maiores, em níveis regional e nacional. No ano de 1999, o trabalho da OASE desenvolvido na IECLB celebrou seu centenário. Mulheres de todo o Brasil se reuniram de 13 a 15 de agosto, na cidade de Rio Claro (SP), onde foi fundado o primeiro grupo, em 1899.

Desafios atuais

Desde 2008, a OASE tem cooperado para a reforma do Templo. Incialmente, ajudou com contirbuições e ações solidárias para a pintura da torre da Igreja da Ascensão, um dos pontos turísticos de Novo Hamburgo. A tinta usada teve pigmentação mineral, para não mais desbotar pale ação da luz solar. Em 2010, no seu centenário de existência, a OASE auxiliou na adoção de bancos da nave. Muitos adotaram um dos bancos para auxiliar na reforma de carpintaria. Foi uma ação de mutirão. A OASE participou ativamente, adotando vários bancos a um custo de R$ 200,00 cada. No início de 2011 foi a vez de reformar o chão. O tapete foi retirado e os tacos lixados e sobre eles passados uma laca que abrilhantará a nave da Igreja da Ascensão. O chão do altar foi reconstruído e pintado. A OASE participou financeiramente neste quesito. A partir de março do mesmo ano, o projeto de reforma encara a reforma do teto da nave, que precisa com urgência de reforma. A OASE está presente nesta empreitada, pois sua natureza é estar lá onde a comunidade sempre a necessita como auxiliadora! Sua atual presidente é a Sra. Lurdes Gerhard.